Fazer a biomassa de banana verde é mais fácil do que parece. A parte mais difícil é encontrar a banana verde.
A banana tem que ser aquela bem verde. Se for fazer apenas para experimentar, utilize apenas 2 bananas que já vai dar uma quantidade boa.
Cozinhe as bananas com casca na panela de pressão. Depois que começar a chiar deixe por 10 minutos, depois desligue e deixe a pressão sair sozinha.
Depois que esfriar, tire a casca e bata no liquidificador. Como a biomassa é pesada, então, não coloque muito de uma vez para não sobre carregar o liquidificador.
Vai ficar um creme assim:
E está feita a sua biomassa de banana verde!!!!
A biomassa de banana verde não tem gosto e não lembra em nada o gosto da banana. Posso afirmar isso já que nunca gostei muito de banana mesmo. Ela pode ser usada para engrossa caldos (inclusive o feijão) ou para substituir creme de leite, leite condensado e ovos em receitas. Mas eu preferi experimentar o famoso brigadeiro.
Eu já tinha experimentado diversos brigadeiros veganos feitos com leites vegetais e com biomassa e sempre achei o de biomassa melhor. Esse o que mais se parece com o brigadeiro tradicional, além de não ser tão enjoativo quanto os brigadeiros de leites vegetais.
Ingredientes para o brigadeiro: (considerando a biomassa feita com 2 bananas)
5 colheres de açúcar
4 colheres de cacau em pó
1 colher de óleo
Depois de pronta a biomassa é só misturar todos esses ingredientes e bater. Como a massa é pesada, eu prefiro misturar tudo na mão mesmo que fica bem mais fácil.
Obs: as medidas aqui são um referencial. Eu, por exemplo, gosto de colocar um pouco mais de cacau e tem gente que coloca menos.
Depois é só passar óleo nas mãos e fazer as bolinhas.
Como eu tenho o dom de achar brigadeiros veganos enjoativos, então, passei as bolinhas em bolachas trituradas (quebrei com as mãos mesmo) que dá uma quebrada no gosto.
Levei para o trabalho e as coleguinhas especistas adoraram, até pediram a receita!!!!!