Encontre em Torta Vegana

11/09/2015

Biomasa de banana verde



Ingredientes:

Bananas verdes (não deve estar em processo de amadurecimento)

Como fazer:

1- Corte as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos como na foto, e lave bem;
2- Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver até aparecer as bolhas;
3- Assim que a água ferver, coloque as bananas na água quente para que levem choque térmico;
4- Tampe e deixe em fogo alto até começar a panela chiar, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 10 minutos;
5- Desligue e espere a pressão sair normalmente, sem utilizar a válvula;
6- Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e depois as polpas;
7- Coloque no liquidificador e bata com um pouco de água, não coloque demais. Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa.


Nota:

– Cuidado para não queimar o liquidificador: como a biomassa é pesada, a dica é colocar no máximo 4 bananas por vez na hora de triturar.
– Guarde a biomassa na geladeira e consuma em até 5 dias, ou congele para durar mais tempo.
– É natural a biomassa ficar mais consistente ao ser refrigerada, para voltar a ficar cremosa é só aquecer.



****************   ****************************   ***************************************
Existem muitos benefícios em consumir a biomassa de banana. Em minhas pesquisas, descobri que tem alta concentração de amido resistente que ajuda a manter a saúde do intestino. É rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio. Pra quem quer perder peso é uma ótima aliada, já que ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras, além de ter poucas calorias.

A biomassa é uma alternativa saudável para substituir o creme de leite, leite condensado e a maionese de algumas receitas. Tem uma consistência bem cremosa e grudenta, muito semelhante ao leite condensado. Muitos dizem que seu sabor é neutro, mas eu discordo, ela tem sabor sim, mas é bem sutil e característico. Mas como ela não é consumida pura, só em receitas, basta misturar com outros ingredientes de sabor mais forte que você nem sente a presença dela.

Você pode usar a biomassa no feijão por exemplo, eu utilizei duas colheres de sopa para engrossar o caldo e deixar mais cremoso, fica uma delícia. Ou utilizar também duas colheres de sopa em risoto para deixar mais cremoso. É possível acrescentar a biomassa em shakes e  sucos para deixá-los mais consistentes, ou em pães e bolos na substituição do ovo, já que ela é bem grudenta e fornece liga para a massa.

****************   ****************************   ***************************************





Nenhum comentário:

Postar um comentário